quarta-feira, 2 de outubro de 2013

GETÚLIO VARGAS

        Pai dos Pobres e Mãe dos Ricos

  
Pai dos pobres porque ele fazia questão de passar através do DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) , a imagem de que estava ajudando a classe trabalhadora através da CLT ( Consolidação das Leis Trabalhistas ) , onde o trabalhador passou a adquirir o direito á férias remuneradas e horas diárias de trabalho não superior a oito , etc. Essas concessões na realidade era um propósito de Vargas , pois , assim ele estaria com o sindicato em suas mãos , podendo intermediar muitas vezes em favor da classe empregadora ( mãe dos ricos ) . Ainda a vinda de algumas companhias siderúrgicas favorecendo a industrialização no país . Na realidade  Getúlio Vargas fazia jogo duplo .

Lado herói :

"Pai dos pobres", colocou na lei direitos trabalhistas como o salário mínimo. Usou o Estado para criar indústrias e diminuir a importância do setor primário ( agro-pecuário ) na economia brasileira.
Com a crise de 1929 a exportações de café diminuíram e Vargas, mostrando-se preocupado com a questão social e interessado em defender as riquezas nacionais, ascende ao poder. Vargas tinha uma visão pragmática da economia: queimou café em 1930-1931, porque era a única maneira de em curto prazo, elevar os preços do produto; incentivou a diversificação da economia porque o Brasil não podia continuar na dependência de um único artigo de exportação; e deu inicio à siderurgia porque, sem ela, nossa indústria jamais contaria com uma base sólida.
Durante seu governo, Vargas procura conquistar a simpatia dos trabalhadores e exercer domínio sobre eles. Ele assegurava ao operário, direitos como salário mínimo, férias remuneradas, jornada diária não superior a oito horas, proteção ao trabalho da mulher e do menor e estabilidade no emprego. Apoiando-se nessas medidas, Vargas pôde fazer sua propaganda política e com isso, ser considerado “Pai dos pobres”.

Lado Vilão :

De um lado, Vargas reconhecia as necessidades e aspirações dos trabalhadores e por isso fazia concessões ao operariado . De outro lado , utilizava essa concessões como forma de controlar os trabalhadores e sindicatos, impedindo assim reivindicações mais intensas.
Agindo dessa forma, Vargas, fica conhecido como “Pai dos pobres”, por melhorar as condições de trabalho deles, e consequentemente é uma “mãe dos ricos”, por ajudar à controlar as revoltas dos trabalhadores, garantindo além da ordem política e estabilidade social e mantendo os trabalhadores satisfeitos; ora, sem greves ou manifestações de desagrado dos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregadores.
Ditador populista com inspirações fascistas, criador do Estado intervencionista, paternalista e corporativista que persiste até hoje. Manteve relações com o Hitler e Mussolini até não conseguir mais resistir à pressão dos Estados Unidos.





                                  









A Política de antigamente X Política de hoje !

Política é um assunto que há décadas vem perdendo espaço nas conversas do dia a dia dos cidadãos. Os constantes escândalos políticos não são recentes e pelo menos desde quando me entendo por gente, ouço histórias de corrupção que infesta os três poderes. O repúdio à roubalheira já esteve em todo o lugar, principalmente em músicas que, com mais de duas décadas de lançadas, chegam aos nossos dias perfeitamente atuais, pois a prática continua a mesma.
A esculhambação é tamanha que a população em geral tem aceitado (como se nada tivesse com isso) a praga da corrupção como algo “comum”, e muitos se pudessem “fariam o mesmo”.
Qualquer cidadão ou cidadã que hoje resolva seguir a carreira política já é taxado(a) como bandido(a), antes mesmo de começar sua atuação. A indignação com o atual quadro político os fazem seguir, na maioria das vezes, o sonho de candidatar-se para tentar mudar o Brasil, algo que pode parecer utópico para o atual sistema político vigente no Brasil onde a margem para que o político se corrompa é muito grande, mas que desafia o brio de muitos homens e mulheres de bem.
Urge há tempos uma reforma política decente, que transforme de vez o nosso País em um Brasil sério, que possa fazer o povo brasileiro ter orgulho novamente da classe política. Assim quem sabe um dia a maioria de nossos jovens possam concordar com Péricles, o grande político ateniense e “pai da democracia” que disse: “Aquele que não se ocupa da política merece ser considerado não como um cidadão tranquilo, mas como um cidadão inútil.
Ficheiro:Congresso Nacional Brasil.jpg

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Segunda Guerra Mundial

Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial
Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.



























Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).

Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

O Início
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).

Desenvolvimento e Fatos Históricos Importantes:
- O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruegae territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
- Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
- De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. 
- O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

Final e Consequências
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
bomba atômica Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima
Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.
Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Questões Do Nazismo

1- Quem foi Hitler ?

2- Qual sua participação no nazismo ?

3- Como foi a infância de Hitler ?

4- Em que ano emergiu o nazismo ?

5- Como era o nazismo ?

6- O que aconteceu em 1919 ?

7- Qual é a sua opinião sobre o nazismo ?

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Nazismo


As eleições nacionais de 1919 marcaram uma derrota parcial dos social-democratas, considerados responsáveis pela fome que se alastra na Alemanha. Para manterem-se no poder, aliaram-se aos católicos e aos burgueses liberais.
Em 1919, foi fundado o Partido Nazista, que teve como chefe Adolf Hitler, austríaco que lutara no exército alemão. No mesmo ano, foi votada a nova Constituição da Alemanha. Estabelecia uma federação de 23 Estados, que passavam a ter uma Constituição democrática, enviando seus delegados a uma Assembléia Nacional. O Reichrast.
O presidente da República seria eleito por sete anos mediante voto direto universal. Tinha por função comandar o exército, indicar os ministros, dissolver o Reichstag se necessário e convocar novas eleições.De 1919 até 1929, a chamada República de Weimar enfrentou enormes dificuldades. Apesar das reformas trabalhistas que limitavam o tempo de trabalho a oito horas e de um conselho de patrões e empregados criado para orientar a política econômica do país, a miséria e a fome orientar a política econômica do país, a miséria e a fome abatiam-se sobre a Alemanha em conseqüência da contínua desvalorização monetária, provocada por necessidade de pagar as repartições de guerra aos aliados franceses tornou a situação ainda mais crítica. Em 1923, a inflação era galopante.
Hendenburg foi eleito presidente em 1925, substituição a Ebert, falecido. A recuperação da Alemanha era bem frágil. A crise econômica mundial de 1929 demonstrando esse fato, pois permitiria a ascensão ao poder do líder do Partido Nazista, Adolf Hitler. Ele se utilizou do descontentamento dos alemães com o governo para obter mais adeptos. O Partido Nazista imitou o Partido Fascista: tinha tropas de choque e empregava métodos violentos contra socialistas, comunistas e judeus, além de perseguir sindicatos e jornais.
Em 1923, a França invadiu o centro industrial da Alemanha. Para forçar sua retirada, o governo alemão incentivou a greve na região e passou a pagar parte dos salários, aumentando a inflação. O desespero aumentou o número de adeptos do Partido Nazista. Hitler iniciou então uma revolução em Munique, mas fracassou, e ficou preso por alguns meses. Ele afirmava que os lemas eram superiores em termos raciais, e que o nazismo deveria conduzir o mundo.
Pregava a necessidade de se manter a pureza da raça ariana, eliminando de se manter a pureza da raça ariana, eliminando os judeus da Alemanha. Os judeus eram acusados de capitalistas, que enfraqueciam a Alemanha.
Quando Hitler chegou a poder, utilizou-se de suas tropas de choque para se livrar de adversários políticos. E em 1932 elegeu 230 deputados de seu partido. Em 1934, morreu o presidente alemão. Hitler, que assumiria em 1933 como primeiro-ministro, impôs uma ditadura violenta.

Pessoas de destaque da oposição foram enviadas para campos de concentração. Todos os estados ficaram centralizados pelas ordens de Hitler. Os judeus perderam a cidadania e passaram a ser perseguidos. Todos eram obrigados a exercer a doutrina nazista.

Adolf Hitler



Adolf Hitler

Nascido em 1889, na cidade austríaca de Braunau, Alta Áustria, Adolf Hitler era filho de Alois Hitler, funcionário aduaneiro. Sua mãe, Klara Hitler era prima de seu pai e foi até a casa de Alois para cuidar da sua mulher que já se apresentava adoentada e prestes a morrer. Depois de enviuvar-se, Louis decidiu casar-se com Klara. Para isso, teve que pedir permissão à Igreja Católica, que só liberou o casamento depois da gravidez de Klara.
Do matrimônio de Louis e Klara nasceram dois filhos: Adolf e Paula. Durante os primeiros anos de sua juventude, Adolf era conhecido como um rapaz inteligente e mal-humorado. Na adolescência, foi duas vezes reprovado no exame de admissão da Escola de Linz. Nesse mesmo período começou a formular suas primeiras ideias de caráter antissemita, sendo fortemente influenciado pelo professor chamado Leopold Poetsch.

A relação de Hitler com seus pais era bastante ambígua. À mãe, dedicava extremo carinho e dedicação. Com o pai tinha uma relação conflituosa, marcada principalmente pela oposição que Louis fazia ao interesse de Adolf pelas artes e pela arquitetura. Frustrado com o seu insucesso na sequência de seus estudos, Hitler mudou-se para Viena, aos 21 anos, vivendo de pequenos expedientes. Vivendo em condições precárias, mudou-se para Munique quando tinha 25 anos de idade.

Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, decidiu se alistar voluntariamente no Exército Alemão, incorporando o 16º Regimento de Infantaria Bávaro. Lutando bravamente nos campos de batalha, conquistou condecorações por bravura durante sua atuação militar e recomendações de um superior de origem judaica. Depois de se recuperar de uma cegueira temporária, voltou para Munique trabalhando no departamento de imprensa e propaganda do Quarto Comando das Forças Armadas.

Em 1919, depois de presenciar a derrota militar alemã, filiou-se a um pequeno grupo político chamado Partido Trabalhista Alemão. Em meio às mazelas que o povo alemão enfrentava, esse partido discutia soluções extremas mediante os problemas da Alemanha. Entre outros pontos, pregavam a extinção dos tratados da Primeira Guerra, a exclusão socioeconômica da população judaica, melhorias no campo econômico e a igualdade de direitos políticos.

Utilizando seus grandes dotes oratórios, Hitler começou a angariar a adesão de novos partidários e propôs a mudança do partido para o nome de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. A renovação do nome acompanhou a criação de uma nova simbologia ao partido (uma bandeira vermelha com uma cruz gamada) e a incorporação de milícias comprometidas a defender o ideal do partido. As chamadas Seções de Assalto (SA) eram incumbidas de perturbar as reuniões de grupos marxistas, estrangeiros e comunistas.

Dois anos depois de integrar o partido, Hitler tornara-se chefe supremo do Partido Nazista (contração do termo alemão “Nationalsozialist”). Agrupado a um pequeno grupo de partidários, Hitler esboçou um golpe político que foi contido pelas autoridades alemãs. No ano de 1923, foi condenado a cinco anos de prisão, dos quais só cumpriu apenas oito meses. Nesse meio tempo, escreveu as primeiras linhas de sua obra (um misto de autobiografia e manifesto político) chamada “Mein Kampf” (Minha Luta).

Liberto, resolveu remodelar as diretrizes de seu partido incorporando diretrizes do fascismo, noções de disciplina rígida e a formação de grupos paramilitares. Adotando uma teoria de cunho racista, Hitler dizia que o povo alemão era descendente da raça ariana, destinada a empreender a construção de uma nação forte e próspera. Para isso deveriam vetar a diversidade étnica em seu território, que perderia suas forças produtivas para raças descomprometidas com os arianos.

No campo político, o partido de Hitler era contrário à definição de um regime político pluripartidário. A diferença ideológica dos partidos somente serviu para a desunião de uma nação que deveria estar engajada em ideais maiores. Dessa forma, as liberdades democráticas eram vetadas em favor de um único partido liderado por uma única autoridade (no caso, Hitler), que estaria comprometido com a constituição de uma nação soberana. Entre outras coisas, Hitler defendia a construção de um “espaço vital” necessário para a nação ariana cumprir seu destino.

O ideário nazista, prometendo prosperidade e o fim da miséria do povo alemão, alcançou grande popularidade com a crise de 1929. Os nazistas organizavam grandes manifestações públicas onde o ataque aos judeus, marxista, comunistas e democratas eram sistematicamente criticados. Prometendo trabalho e o fim das imposições do Tratado de Versalhes, os nazistas pareciam prometer ao povo alemão tudo que ele mais precisava. Em pouco tempo, grupos empresariais financiaram o Partido Nazista.

No início da década de 1930, o partido tinha alcançado uma vitória expressiva que se manifestou na presença predominante de deputados nazistas, ocupando as cadeiras do Poder Legislativo alemão. No ano de 1932, Hitler perdeu as eleições presidenciais para o marechal Hindenburg. No ano seguinte, não suportando as pressões da crise econômica alemã, o presidente convocou Hilter para ocupar a cadeira de chanceler. Em pouco tempo, Hitler conseguiu empreender sucessivos golpes políticos que lhe deram o controle absoluto da Alemanha.

Depois de aniquilar dissidentes no interior do partido, na chamada Noite dos Longos Punhais, Hitler começou a colocar em prática o conjunto de medidas defendidas por ele e o partido nazista. Organizando várias intervenções na economia, com os chamados Planos Quadrienais, Hitler conseguiu ampliar as frentes de trabalho e reaquecer a indústria alemã. A rápida ascensão econômica veio seguida pela ampliação das matérias primas e dos mercados consumidores. Foi nesse momento que a teoria do Espaço Vital fora colocada em prática.

Hitler, tornando-se um grande líder carismático e ardoroso estrategista, impôs à Europa as necessidades do Estado nazista. Depois de exigir o domínio da região dos Sudetos e assinar acordos de não agressão com os russos, o governo nazista tinha condições plenas de por em prática seu grande projeto expansionista. Com o início da Segunda Guerra, Hitler obteve grandes vitórias que pareciam lhe garantir o controle de um amplo território, suas profecias pareciam se cumprir.

Somente após a invasão à Rússia e a entrada dos EUA no conflito, a dominação das forças nazistas pôde ser revertida. A vitória dos Aliados entre 1943 e 1944 colocou Hitler em uma situação extremamente penosa. Resistindo à derrota, Hitler resolveu se refugiar em seu bunker, em Berlim. Himmler, um dos generais da alta cúpula nazista, tentou assinar um termo de rendição sem o consentimento de Adolf Hitler. O acordo foi rejeitado pelos Aliados, que continuaram a atacar as tropas alemãs.

Indignado, Hilter resolveu substituir Himmler pelo comandante Hermann Gering, que logo pediu para assumir o governo alemão. Irritado com seus comandados, em um último ato, Hilter nomeou Karl Doenitz como presidente da Alemanha e Joseph Goebbeles, chanceler. Em 30 de abril de 1945, sem oferecer nenhum tipo de resistência militar, Goebbeles, Hitler e sua esposa, Eva Braun, suicidaram-se.
 
 
Fonte: Brasil Escola ...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Questões Sobre Nicolau II

1º) Quem foi Nicolau II ?

2º) Nicolau II governou desde:

a) 1820 até 1986

b) 1794 até 1817

c)1874 até 1917

d) 1852 até 1869

3º) Quando nasceu Nicolau II e, quando ele morreu? Onde?

4º) O que aconteceu durante seu reinado?

5º) Nicolau era também conhecido por que?

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nicolau Segundo

Nome Completo

Nikolái Alieksándrovich Románov

Quem foi

Czar Nicolau II foi o último imperador da Rússia. Seu reinado durou de 1 de novembro de 1894 até 15 de março de 1917 (data de sua abdicação). Foi também rei da Polônia e grão-duque da Finlândia. Seu Reinado terminou com a Revolução Russa de 1917.

Nascimento

Czar Nicolau II nasceu na cidade de São Petersburgo (Rússia) em 18 de maio de 1868.

Morte

Czar Nicolau II morreu na cidade de Ekaterinburgo (Rússia) em 17 de julho de 1918. Foi executado, junto com membros de sua família, pelos bolcheviques no porão de sua residência.
  
 
 
Nicolau II governou desde 1894 até à sua abdicação em 1917. Provou ser incapaz de governar um país em tumulto político e de comandar o seu exército durante a Primeira Guerra Mundial. O seu reinado terminou com a Revolução Russa de 1917 durante a qual ele e a sua família foram presos, primeiro no Palácio de Alexandre em Czarskoe Selo, depois na mansão do Governador em Tobolsk na Sibéra e, finalmente, na casa Ipatiev em Ekaterinburgo onde a família acabaria por ser executada pelos bolcheviques na noite de 16 para 17 de Julho de 1918. Durante o seu reinado, Nicolau recebeu o cognome de Nicolau, o Sangrento devido aos trágicos acontecimentos durante a sua coroação, ao episódio do Domingo Sangrento e a subsequente repressão do seu governo ao movimento socialista. É também conhecido por ocupar o terceiro lugar na lista de pessoas mais ricas da História com uma fortuna avaliada em 253.5 biliões de dólares .
 
 
GetAttachment.aspx.jpg
    Nicolau e seus irmãos.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Curiosidade !!

As antigas bandeiras do Brasil


Bandeira da Ordem de Cristo. A primeira hasteada em solo brasileiro.
Bandeira Real. A primeira do Reino de Portugal, nas naus do descobrimento.
Bandeira de D. João III. Usada no Brasil durante a colonização.
Bandeira do Domínio Espanhol, utilizada durante o domínio espanhol em terras portuguesas.
Bandeira da Restauração. Bandeira do Reinado de D. João VI, marca o fim do domínio espanhol.
Bandeira do Principado do Brasil. Primeiro sinal de presença do Brasil, no campo político mundial, como parte integrante da nação portuguesa.
Bandeira de D. Pedro II, de Portugal. Bandeira do reinado de D. Pedro II, utilizada após a morte de D. Afonso VI.
Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Bandeira do período de D. João VI.
Bandeira do Regime Constitucional. Última a tremular no Brasil com traços que lembram Portugal.
Bandeira Imperial do Brasil. Marca da emancipação política do Brasil, utilizada até a Proclamação da República.
Bandeira Imperial do Brasil. Marca da emancipação política do Brasil, utilizada até a Proclamação da República.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O Apartheid

O apartheid (Pronúncia em africâner:[ɐˈpɐrtɦəit], separação) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
A segregação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos") , segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. A partir de finais da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantustões. Nessa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.
O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detenção de líderes antiapartheid. Conforme a desordem se espalhava e se tornava mais violenta, as organizações estatais respondiam com o aumento da repressão e da violência.
Reformas no regime durante a década de 1980 não conseguiram conter a crescente oposição, e em 1990, o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com o apartheid , o que culminou com a realização de eleições multirraciais e democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela.
 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Perguntas sobre a 1º Guerra Mundial

1- Oque foi a 1º guerra mundial ?
2- Como foi a primeira guerra mundial?
3- Quais países participaram da guerra mundial?
4- Oque estava acontencendo para gerar a primeira guerra mundial?
5- Em que seculo surgiu a primeira guerra mundial?
6- Quais foram as suas causas ?
7- Cite 3 consequências da guerra mundial.
8- Como era conhecido o mundo durante a guerra?
9- Quais foram os transportes usados durane a guerra?
10- Oque você achou desse assunto? Dê sua opinião

domingo, 7 de abril de 2013

Primeira Guerra Mundial


A Primeira Guerra expôs um novo paradigma de destruição bélica ao mundo.
A Primeira Guerra expôs um novo paradigma de destruição bélica ao mundo.
Entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia a euforia da chamada Belle Epóque(Bela Época). Do ponto de vista da burguesia dos grandes países industrializados, o planeta experimentava um tempo de progresso econômico e tecnológico. Confiantes de que a civilização atingira o ápice de suas potencialidades, os países ricos viviam a simples expectativa de disseminar seus paradigmas às nações menos desenvolvidas. Entretanto, todo esse otimismo encobria um sério conjunto de tensões.

Com o passar do tempo, a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma relação marcada pelo signo da disputa e da tensão. Nações como Itália, Alemanha e Japão, promoveram a modernização de suas economias. Com isso, a concorrência pelos territórios imperialistas acabava se acirrando a cada dia. Orientados pela lógica do lucro capitalista, as potências industriais disputavam cada palmo das matérias-primas e dos mercados consumidores mundiais.

Um dos primeiros sinais dessa vindoura crise se deu por meio de uma intensa corrida armamentista. Preocupados em manter e conquistar territórios, os países europeus investiam em uma pesada tecnologia de guerra e empreendia meios para engrossar as fileiras de seus exércitos. Nesse último aspecto, vale lembrar que a ideologia nacionalista alimentava um sentimento utópico de superioridade que abalava o bom entendimento entre as nações.

Outra importante experiência ligada a esse clima de rivalidade pôde ser observada com o desenvolvimento da chamada “política de alianças”. Através da assinatura de acordos político-militares, os países europeus se dividiram nos futuros blocos políticos que conduziriam a Primeira Guerra Mundial. Por fim, o Velho Mundo estava dividido entre a Tríplice Aliança – formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália – e a Tríplice Entente – composta por Rússia, França e Inglaterra.

Mediante esse contexto, tínhamos formado o terrível “barril de pólvora” que explodiria com o início da guerra em 1914. Utilizando da disputa política pela região dos Bálcãs, a Europa detonou um conflito que inaugurava o temível poder de metralhadoras, submarinos, tanques, aviões e gases venenosos. Ao longo de quatro anos, a destruição e morte de milhares impuseram a revisão do antigo paradigma que lançava o mundo europeu como um modelo a ser seguido.

Causas:

Há várias causas prováveis para a primeira guerra mundial. O evento principal que marcou o início da guerra, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro. O assassino foi Gavrilo Princip, que era integrande de um grupo terrorista (ou nacionalista) chamado Mão Negra, que visava unir os territórios que continham sérvios. Mas este ocorrido é o de menos, foi apenas o estopim.
Na década de 20, a explicação mais usada para a guerra foi a de que a Alemanha começou atacando e invadindo a Bélgica no dia 3 de agosto de 1914, e os Austro-Húngaros invadiram a Sérvia dia 29 de Julho do mesmo ano. Por terem sido os primeiros a atacar, os alemães e austro-húngaros foram considerados os culpados pela guerra, tendo de pagar uma quantia enorme de dinheiro para reparar danos da Tríplice Entente. O valor era o correspondente á aproximadamente 20 bilhões de dólares hoje. Em 1931 essa dívida foi extinta.

Consequências:

Os conflitos desencadeados na I Guerra Mundial provocaram diversas mudanças no mundo, principalmente na Europa, além das mortes e destruições, o continente ficou abatido por:
- Crescente desemprego nos países europeus, e um sentimento por parte de ex-combatentes de unidade em defesa de todos, como se todo país estivesse junto no front de batalha em prol de uma reconstrução. Este sentimento fora explorado na Itália e Alemanha pelos fascistas;
- Desvalorização do ideais liberais e democrático, um ressentimento social e político profundo, principalmente na Itália e Alemanha;
- Fortalecimento do nacionalismo principalmente na Itália e Alemanha, chegando ao nível de xenofobia;




terça-feira, 26 de março de 2013

Curiosidade !




Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e acarroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.
As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.

Funcionamento da locomotiva a vapor: Nesta animação, a cor rosa representa o "vapor vivo", procedente da caldeira, entrando no cilindro. A cor azul representa o vapor gastado que escapa do cilindo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

A segunda revolução industrial e o capitalismo monopolista

Características do Capitalismo Monopolista
- Meios de comunicação em massa - Sociedade de Massas - Sociedade de consumo - 2ª Revolução Industrial  e o Capitalismo Monopolista.
- 2ª Revolução Industrial +ou- 1860 - 2ª Grande Guerra Mundial
- Atualmente Revolução Cibernética : petróleo, ligas leves, revolução tecnológica--Gerou o Capitalismo Monopolista
- A segunda revolução industrial e o Capitalismo Monopolista
- na 3ªpg. como surgiu comunicação à distância não precisa saber.
- Por que surgiu e como surgiu os meios de comunicação em massa?
-  Informações complementares não precisa decorar mas é interessante.

INTRODUÇÃO

1-Contextualização Histórica: 
A segunda revolução industrial e o capitalismo monopolista
- Iniciou-se apos a primeira fase do processo de industrialização primeira revolução industrial ocorrida na inglaterra também chamada de capitalisnmo concorrencial ou liberal.
-Segunda revolução industrial características:
   - surgimento dos grandes monopólios: Indústria petrolífera, indústria de derivados do petróleo( petroquímicas) e mais tarde automotiva.
Internacionalização da econômia capitalista principalmente do Capital Financeiro
- Solidificação dos grandes grupos econômicos
-Afirmação capitalista em plano mundial

 CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO MONOPOLISTA
- concentração crescente de capital
- livre concorrência de mercado foi substituída pelos oligopólios e monopólios resultado; falência das menores indústrias e empresas .
-internacionalização da economia capitalista, principalmente do capital financeiro e  solidificação dos grandes grupos economicos.
-ocorriam de forma acentuada os acordos entre empresas e  fusões . Dessa forma ocorre o fortalecimento dos trustes, cartéis, holdings e pools, acarretando o processo acumulativo de capitais.
- A reunião de empresas sob um único controle administrativo, atuando sobre diversos setores da economia.
- Concentração de produção tendo como consequencia os monopólios, fusão, ou interpenetraçãodos bancos com a industria.
-Gradativa destruição do pequeno capital( pequena empresa)
-Revolução tecnológico científica.
-revolução dos meios de transporte e comunicação
-Significativo aumento da escala de produção, em decorrência do processo geral de modernização tecnologica e da economia.

Principais consequencias

1) Aumento de produção- Maior que a capacidade de consumo. Necessidade de se buscar novos mercados consumidores
2) Aumento de capital cria a  necessidade de se buscar áreas de aplicações e investimentos.
Expansão do mercado mundial capitalista.
 como consequencia dos itens acima.

Neo-colonialismo ou imperialismo, definição:
 Caracterizado pela partilha da África da Ásia, pela divisão do globo em áres de influência econômica-política. Pelo aumento da rivalidade internacional e palas guerras coloniais. Fator básico para o desenvolvimento do capitalismo monopolista.
 Necessidade de aumentar o mercado interno possui direta relação com a alteração dos hábitos de consumo e de investimentos internos e externos.Como?
-Utilização das estratégias de publicidade e marketing, como o chamado marketing finaceiro.

Desenvolvimento das atividades finaceiras:
  - sistema de crédito.
  - sistema de financiamento
  - novas formas de investimetnos; cadernetas de poupança e outras.
  - promoção de vendas( comércio varejistas).
 O sucesso dessas medidas propiciou o crescimento da sociedade de consumo.