terça-feira, 26 de março de 2013

Curiosidade !




Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e acarroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.
As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.

Funcionamento da locomotiva a vapor: Nesta animação, a cor rosa representa o "vapor vivo", procedente da caldeira, entrando no cilindro. A cor azul representa o vapor gastado que escapa do cilindo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

A segunda revolução industrial e o capitalismo monopolista

Características do Capitalismo Monopolista
- Meios de comunicação em massa - Sociedade de Massas - Sociedade de consumo - 2ª Revolução Industrial  e o Capitalismo Monopolista.
- 2ª Revolução Industrial +ou- 1860 - 2ª Grande Guerra Mundial
- Atualmente Revolução Cibernética : petróleo, ligas leves, revolução tecnológica--Gerou o Capitalismo Monopolista
- A segunda revolução industrial e o Capitalismo Monopolista
- na 3ªpg. como surgiu comunicação à distância não precisa saber.
- Por que surgiu e como surgiu os meios de comunicação em massa?
-  Informações complementares não precisa decorar mas é interessante.

INTRODUÇÃO

1-Contextualização Histórica: 
A segunda revolução industrial e o capitalismo monopolista
- Iniciou-se apos a primeira fase do processo de industrialização primeira revolução industrial ocorrida na inglaterra também chamada de capitalisnmo concorrencial ou liberal.
-Segunda revolução industrial características:
   - surgimento dos grandes monopólios: Indústria petrolífera, indústria de derivados do petróleo( petroquímicas) e mais tarde automotiva.
Internacionalização da econômia capitalista principalmente do Capital Financeiro
- Solidificação dos grandes grupos econômicos
-Afirmação capitalista em plano mundial

 CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO MONOPOLISTA
- concentração crescente de capital
- livre concorrência de mercado foi substituída pelos oligopólios e monopólios resultado; falência das menores indústrias e empresas .
-internacionalização da economia capitalista, principalmente do capital financeiro e  solidificação dos grandes grupos economicos.
-ocorriam de forma acentuada os acordos entre empresas e  fusões . Dessa forma ocorre o fortalecimento dos trustes, cartéis, holdings e pools, acarretando o processo acumulativo de capitais.
- A reunião de empresas sob um único controle administrativo, atuando sobre diversos setores da economia.
- Concentração de produção tendo como consequencia os monopólios, fusão, ou interpenetraçãodos bancos com a industria.
-Gradativa destruição do pequeno capital( pequena empresa)
-Revolução tecnológico científica.
-revolução dos meios de transporte e comunicação
-Significativo aumento da escala de produção, em decorrência do processo geral de modernização tecnologica e da economia.

Principais consequencias

1) Aumento de produção- Maior que a capacidade de consumo. Necessidade de se buscar novos mercados consumidores
2) Aumento de capital cria a  necessidade de se buscar áreas de aplicações e investimentos.
Expansão do mercado mundial capitalista.
 como consequencia dos itens acima.

Neo-colonialismo ou imperialismo, definição:
 Caracterizado pela partilha da África da Ásia, pela divisão do globo em áres de influência econômica-política. Pelo aumento da rivalidade internacional e palas guerras coloniais. Fator básico para o desenvolvimento do capitalismo monopolista.
 Necessidade de aumentar o mercado interno possui direta relação com a alteração dos hábitos de consumo e de investimentos internos e externos.Como?
-Utilização das estratégias de publicidade e marketing, como o chamado marketing finaceiro.

Desenvolvimento das atividades finaceiras:
  - sistema de crédito.
  - sistema de financiamento
  - novas formas de investimetnos; cadernetas de poupança e outras.
  - promoção de vendas( comércio varejistas).
 O sucesso dessas medidas propiciou o crescimento da sociedade de consumo.












O capitalismo monopolista


Charge questiona a liberdade dos trustes

A competição capitalista estimulou o cres­cimento de algumas empresas e eliminou muitas outras. As empresas mais fracas foram compradas ou simplesmente quebraram (fa­liram). As grandes ficaram maiores ainda. No final do século XIX, nos EUA e nos países mais industrializados da Europa Ocidental, como a Inglaterra, a França e a Alemanha, já existiam megaempresas capazes de dominar um setor inteiro da economia. Para você ter uma idéia, cerca de quatro empresas na Ale­manha produziam mais da metade de todo o aço fabricado naquele país. Ou seja, o setor de aço era quase todo monopolizado (isto é, controlado) por essas quatro empresas. Por isso dizemos que essas tais quatro mega em­presas eram monopólios.Nos países mais avançados, os “tubarões” econômicos chamados monopólios já engo­liam setores importantes como os de produ­ção do aço (siderurgia), de máquinas e mo­tores, locomotivas, navios e petróleo (ou se­ja, a tecnologia da Segunda Revolução Industrial). Essa nova etapa econômica em que entravam os países industriais era o cha­mado capitalismo monopolista.


                             Truste

Mãos dadasEsta forma de oligopólio se desenvolve quando é formado um grupo de empresas que resolvem abandonar suas respectivas autonomias de mercado, para formar uma única corporação de modo que possa se fortalecer. O truste é uma fusão empresarial nociva, pois a intenção das empresas em se unir é desenvolver uma hegemonia em determinado mercado, realizando o controle da disponibilidade de preços e mercadorias. Um exemplo de truste foi a união entre a Sadia e a Perdigão (mesmo segmento) para a criação da Brasil Foods. As uniões entre bancos, como Itaú-Unibanco e Real-Santander também são consideradas trustes horizontais.

                              Cartel

Talvez a prática mais comum, infelizmente. Um cartel  acontece quando empresas autônomas e de um mesmo ramo se unem para fixar os preços de suas mercadorias ou serviços. Desta maneira, todas as empresas podem subir seus preços sem que haja o efeito negativo da concorrência. Um exemplo foi o caso dos gases industriais, que acabou com uma multa de R$2,2 bilhões à empresa White Martins. Postos de gasolina frequentemente realizam este tipo de prática, que é ilegal e fere os direitos do consumidor.

                              Holding

Esta é considerada a mais evoluída prática para crescimento de uma empresa, e também corresponde a uma técnica nociva de monopólio, apesar de não ser ilegal. O holding acontece quando uma empresa é criada na intenção de gerenciar outras empresas em atividade. Exemplos  de holding são o Grupo Silvio Santos (responsável por empresas como o Banco Panamericano, o SBT e a Vimave Veículos) e o Grupo Pão de Açúcar (que opera lojas sob as bandeiras Pão de Açúcar, Casas Bahia, Extra Hipermercados e Ponto Frio). O holding pode, em determinados momentos, funcionar como um truste, pois várias empresas importantes no mercado se colocam sob uma única administração.
Existe no Brasil uma legislação que busca controlar estas práticas, principalmente as de carteis e trustes. Porém, são inúmeras as maneiras encontradas pelas empresas para se driblar essas leis, e a cada dia são mais comuns as tentativas de monopólio feitas por empresários.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Causas do Neocolonialismo


Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de conquistas sobre a África e Ásia, denominado Neocolonialismo. Praticamente todo o continente africano foi conquistado, exceção à Etiópia e a Libéria, pelas potências européias . Os territórios dominados por Portugal e Espanha eram os mais antigos.O Neocolonialismo foi a principal expressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. O domínio das potências européias não foi apenas econômico, mas completo, ou seja, militar, político e social, impondo à força um novo modelo de organização do trabalho, que pudesse garantir, principalmente, a extração de minérios, para as industrias da Europa. `A violência militar e a exploração do trabalho, somam-se as imposições sociais, incluindo a disseminação do cristianismo entre os povos nativos, num processo de aculturação e na maioria dos casos, de destribalização.